terça-feira, 7 de abril de 2009

REFLEXÃO

Características de um Servo Bem Sucedido

2 Timóteo 4:7 “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.

O apóstolo Paulo foi um bom exemplo de missionário eficiente, e um dos fatores mais relevantes do ser eficiente consistia na convicção do ter terminado sua missão. A palavra terminei, no grego telew – teleo, significa levar a um fim, finalizar, terminar. É a mesma palavra que Jesus Cristo usou em João 19:28-30 “Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”. 29 Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus. 30 Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito”.
Deus não se apraz com obras inacabadas, ‘quem coloca as mãos no arado não pode olhar para trás’ (Lc 9:62) – ou seja, se começou arar a terra termine o trabalho. Termine tudo aquilo que Deus confiar em suas mãos, seja na formação acadêmica, na vida profissional, nos relacionamentos, e aqui é importante frisar o casamento, ministério no que tange ao emprego dos dons espirituais a serviço do ‘Corpo de Cristo’ e o mais importante sua própria vida. Refiro-me em não desistir de viver intensamente, assumir e enfrentar de cabeça erguida os desafios, por mais terríveis que possam parecer.
Certa feita um jovem solicitou que intencionava ser um discípulo de Jesus, antes de segui-lo, pediu que lhe permitisse enterrar seus pais. A resposta de Jesus foi interessante: Mateus 8:22 “Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”. Jesus demonstra que há gente viva, andando, vendo, respirando que na verdade estão mortas, e um dos fatores penso ser muito comum para que isso aconteça é o viver a vida de outros e esquecer de viver sua própria vida. Não quero aqui entrar nas causas que levam as pessoas a tal comportamento de transferirem suas expectativas de serem felizes sob responsabilidade de outros. Se o medo, timidez, insegurança, trauma, sentimento de inadequação, etc. Fato é que há uma legião de pessoas que passam pela história sem ter convicção de sua própria missão, chamado, propósito de vida e por isso terminam seus dias infelizes.
Chama minha atenção a CORAGEM do apóstolo Paulo, observada em seu chamado, pois se tratava de um homem poderoso, influente e de excelente formação acadêmica, fatores que em nossos dias, elevá-lo-ia a condição de um homem bem sucedido. Abnegado, abandona tudo, passa a viver de ofertas e para complementar a renda e não ser pesado a Igreja, aprende a fazer tendas. Sua determinação e coragem encerraram um ciclo de sucesso. É triste observar que há muita gente sem forças de romper com ciclos de mazelas, insucessos, infelicidades que mais se assemelham à cárceres sombrios, onde a luz da esperança se apaga mais e mais a cada dia.
É fato que Paulo nutria em si outras características especiais que o levaram a concluir seu ministério de modo eficiente, mas gostaria de frisar apenas mais duas delas, HUMILDADE E PERSEVERANÇA.
É preciso ser humilde para expor a causa de sua infelicidade, principalmente se tal condição arrasta-se por um tempo prolongado. Admitir erros, fracassos nunca foi ou será fácil para ninguém, fato é que não importa em que condição e circunstâncias você esteja vivendo, havendo entendimento da necessidade de mudança, seja humilde para mudar o curso de sua vida. Aos mais velhos cabe o alerta de que: ‘hoje é o dia, sempre haverá tempo para mudar e buscar ser feliz’.
Isso nos leva a PERSEVERANÇA, a qual o apóstolo Paulo define assim: Romanos 5:3 “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; 4 a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. –
Parece que aqueles que objetivarem serem CORAJOSOS, HUMILDES E PERSEVERANTES em busca do sentido, razão para viverem terão tribulações, conflitos e lutas. Sejamos perseverantes ao entrar no combate, certos de que obteremos a vitória em Cristo Jesus. Paulo conclui sua definição de perseverança, a qual gera um caráter aprovado e esperança. - 5 “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”.
Que os servos do Senhor possam buscar e nutrir a coragem, a humildade e a perseverança na certeza que o Espírito Santo nos conduzirá no caminho que leva a felicidade, alegria e o sucesso mesmo em meio as lutas.
Filipenses 1:6 “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”.

Pr. Laércio Galvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário